Pintura

«O objectivo da arte não é representar a aparência exterior das coisas,mas o seu significado interior.»

ARISTÓTELES







terça-feira, 29 de março de 2011

Domínio Imponente


O Castelo de Sortelha localiza-se na vila de mesmo nome,no concelho do Sabugal, distrito da Guarda, em Portugal.
Erguido sobre um maciço granítico em posição dominante sobre o vale de Riba-Côa, área de passagem entre a Meseta Ibérica e a depressão da Cova da Beira, integra-se o conjunto desta que é considerada uma das melhor conservadas Aldeias Históricas da Beira InteriorA primitiva ocupação humana do local remonta à pré-história, possívelmente a um castro Neolítico. Atraídos pela riqueza mineral da região e pela posição estratégica do local, este teria sido sucessivamente ocupado por Romanos, Visigodos e Muçulmanos.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Abrigo da História


Uma visita a Sortelha só nos pode fazer pensar que regressámos no tempo e parámos na história. Encontramos aqui uma das mais bonitas aldeias de Portugal, escondida e protegida nas imponentes muralhas do seu Castelo.
As casas tradicionais, foram meticulosamente recuperadas e permitem ao visitante percorrer as suas ruas sinuosas e aventurar-se, pelas muralhas do Castelo...

quinta-feira, 24 de março de 2011

Ruela de Aveiro


Aveiro capta a essência de um destino que se esperaria ver num livro de viagens, com os seus moliceiros semelhantes a gôndolas, lagoas naturais, uma elegante arquitectura do século XIX e passagens calcetadas – é um local especial onde o antigo se conjuga com o moderno.
Situado na sub-região do Baixo Vouga, entre o oceano Atlântico e as zonas montanhosas dos distritos contíguos, Aveiro exibe uma paisagem muito variada, caracterizada por uma longa costa arenosa, um bonito estuário e diversos parques e jardins.

quarta-feira, 23 de março de 2011

A Caminho


De todos os métodos inventados pelo homem para matar, a crucificação foi a mais dolorosa e aterradora. Provocava vergonha e muita dor. Os romanos foram os que mais a usaram, embora não fosse inventada por eles e sim pelos persas. O crucificado morria por asfixia. O peso do corpo impedia a vítima de respirar. Quando se pretendia ampliar o sofrimento, “bancos” eram pregados na cruz para que o agonizante pudesse se firmar neles quando estava perdendo o fôlego. Ao levantar o corpo, o infeliz ganhava uma sobrevida. Esses movimentos se repetiam até que as forças, enfim, se esgotassem.

quinta-feira, 17 de março de 2011

A Ria





A Ria, verdadeiro "ex-libris" concelhio, está intrinsecamente ligada ao mar, dada a sua proximidade geográfica e influência directa que se faz sentir pela entrada de águas marinhas através da barra. É o resultado do recuo do mar, com a formação de cordões litorais que, a partir do século XVI formaram uma laguna que constitui um dos mais importantes e belos acidentes hidrográficos da costa portuguesa. A ria comunica com a cidade por três canais: o das Pirâmides, o de S. Roque e o dos Santos Mártires ou do Matadouro. A Ria de Aveiro estende-se num comprimento de 45 km (N-S), desde Ovar a Mira, e a sua largura máxima é de 11 km. São quatro os seus principais braços: ao Norte, o braço Torreira (Ovar), que é de todos, talvez o mais importante e profundo, com 25 km de comprimento; todo este braço corre paralelamente à costa e tem como largura máxima cerca de 2 Km, frente à Torreira inclinando-se para Ovar (daí a sua designação braço da Torreira).

segunda-feira, 14 de março de 2011

Pavia


O Rio Pavia é um rio de Portugal. É um dos principais afluentes do Rio Dão. Nasce na área da freguesia de Mundão, concelho de Viseu, cidade que é atravessada por este rio. Desagua no Rio Dão na área da freguesia de Ferreirós do Dão, concelho de Tondela. O seu principal afluente é a Ribeira de Asnes. Algo poluído, o processo da sua despoluição tem sido assunto de grande polémica no concelho de Viseu. Os moinhos existentes nas suas margens estão fortemente ligados à tradição padeira da povoação de Vildemoinhos, nomeadamente ao fabrico da Broa Trambela e à tradição das Cavalhadas de Vildemoinhos.

domingo, 6 de março de 2011

Casa do Convento


Falar de Ferreira de Aves seria desfiar um extenso rosário de igrejas, capelas e ermidas, dispersas pelos três vales, sobre os quais assenta a paróquia. Antigas e cheias de tradições, como a de Nossa Senhora dos Altares, nas Duas Igrejas, a lembrar que, realmente, dois altares e duas igrejas autónomas, num dado momento se juntaram formando uma só. São Silvestre, da Pereira, São Tiago, do Covelo, o Mártir São Sebastião, de Aldeia Nova, São Matias da Serra e São Matias de Vila Boa, Santa Bárbara, do Carvalhal, Santa Maria Madalena, na Madalena, a Capela do Calvário onde, em tempos idos, terminavam as via-sacras, o Senhor da Estrada e a ermida de Santa Eufémia, todas em multi-facetado retábulo donde emergem os três templos principais: Igreja Paroquial de Santo André, Convento de Ferreira onde existem os antiquíssimos azulejos do século XVII, iguais aos da Capela de Coimbra e a do Convento da Fraga.

sábado, 5 de março de 2011

Luz na Alma


A vida nasce e com ela a luz. Luz e vida, aquecida pelo fogo de uma cor profunda, deixando seu manifesto na alma de quem vive para viver, aos sons e ventos entrega suas palavras, caminhantes do destino que alguém um dia há-de encontrar perdidas nos escombros do sofrimento. Delas sairão nova luz, de sorrisos coloridos e temperados pela chama maior. Á sua Cruz ficará o meditar de um rumo em direção á purificação.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Abraço Profundo


Da mesma forma que um homem e uma mulher buscam a união. A Paz decorre do profundo acasalamento dos pólos opostos, a partir do qual todas as possibilidades latentes se realizam. A disposição energética do germinar da Terra abraça o sopro Criativo do Céu em receptiva confiança. A ação externa da Terra maleável e suave pode aceitar, compactuar e ser tolerante, por se sentir segura, apoiada por uma grande força. Ao mesmo tempo, a ação interna do Céu, firme e lúcida, pode contar com a devoção externa, culminando em união frutífera.