Pintura

«O objectivo da arte não é representar a aparência exterior das coisas,mas o seu significado interior.»

ARISTÓTELES







terça-feira, 27 de setembro de 2011

Só Nós


O cavalo (do latim caballu) é um mamífero hipomorfo, da ordem dos ungulados, uma das três subespécies modernas da espécie Equus ferus. A denominação para as fêmeas é égua, para os machos não castrados, garanhão e para os filhotes, potro. Esse grande ungulado é membro da mesma família dos asnos e das zebras, a dos equídeos. Todos os sete membros da família dos equídeos são do mesmo gênero, Equus, e podem relacionar-se e produzir híbridos, não férteis, como as mulas. Pertencem a ordem dos perissodáctilos, sendo por isso parentes dos rinocerontes e dos tapires, ou antas.
Esses animais dependem da velocidade para escapar a predadores. São animais sociais, que vivem em grupos liderados por matriarcas. Os cavalos usam uma elaborada linguagem corporal para comunicar uns com os outros, a qual os humanos podem aprender a compreender para melhorar a comunicação com esses animais. Seu tempo de vida varia de 25 a 40 anos.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A Ponte


A palavra Ponte provém do Latim Pons que por sua vez descende do Etrusco Pont, que significa "estrada".Em grego πόντος (Póntos), derive talvez da raiz Pent que significa uma ação de caminhar.A mais antiga estrutura chegada aos nossos dias é uma ponte de pedra, em arco, situada no Rio Meles, na região de Esmirna, na Turquia, e datada do século IX a.C.
Após a Segunda Guerra Mundial muitas das infraestruturas rodoviárias tiveram que ser reconstruídas. Generalizou-se o uso do betão e do aço, nomeadamente com pontes em betão pré-esforçado. As cofragens metálicas e as vigas passaram a ser soldadas em vez de fixas com rebites.
Constroem-se numerosas pontes suspensas, e, em particular, pontes atirantadas com as mais variadas disposições dos cabos de suspensão.Torna-se claro que as pontes em betão, devido à importante carga própria que possuem, são pouco sensíveis à carga variável e, como tal, pouco influenciadas por esta, o que lhes dá uma importante estabilidade.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Alfusqueiro em Destriz


A presença de arte rupestre e de troços de via romana na freguesia prova que Destriz teve ocupação pré – histórica o que se pode testemunhar através dos sinais gravados na “Pedra das Ferraduras Pintadas” e na “Pedra dos Cantinhos”, localizadas nas Benfeitas.
Benfeitas tem marcas do Império Romano, com vestígios de uma antiga estrada romana e com dois exemplares de marcos miliários expostos no museu municipal de Oliveira de Frades. Um deles do tempo do imperador César Flávio Valério Constâncio e outro do tempo do imperador Marco Aurélio Antonino.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Embarcadouro no Cértima


O rio Cértima nasce junto à confluência de vários tributários, junto da povoação de Ponte de Viadores, na freguesia de Casal Comba, a cerca de dois quilómetros a sul da Mealhada, percorrendo uma distância aproximada de 43 quilómetros, no sentido Sul-Norte.
Atravessa quatro concelhos do Distrito de Aveiro: Mealhada, Anadia, Oliveira do Bairro e, por último, Águeda. Perto da freguesia de Fermentelos, na localidade de Perrães, as suas águas convergem na lagoa natural da Pateira de Fermentelos, acabando por desaguar na margem esquerda do Rio Águeda, na freguesia de Requeixo, pertencente ao concelho de Aveiro.

sábado, 17 de setembro de 2011

Arte Musical


A música, é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.
É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Rio Águeda


No que concerne ao topónimo “Águeda”, este derivará do rio que por ali passa e que detém o mesmo nome do concelho e da cidade. No século IX, este rio já se designava por rio “Ágata”. Existe um testemunho de 1050 que refere a existência de inúmeras “villas” que se situavam no concelho de Águeda, sendo que muitas delas tinham nomes de proveniência árabe.O rio que atravessa a cidade embeleza-a e a sua ponte é um dos “ex-líbris” da cidade.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Vencer e perder


Bom mesmo é ir à luta com determinação,
abraçar a vida com paixão,
perder com classe
e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve,
e a vida é, "muito" "muito" para ser insignificante.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Velha Imobilidade


Todos os dias há mais um, na rua. Multiplicam-se como esculturas no armazém de um coleccionador compulsivo. São obras de arte. Objectos concebidos e esculpidos por um artista. E são o artista. Há quem faça da sua vida uma obra de arte. Estes fazem da obra de arte sua vida. Estão ali, imóveis, para serem apreciados. Na própria imobilidade, que é, em si, a sua arte.

domingo, 11 de setembro de 2011

Arte na Ria


Toda a arte é expressão de qualquer fenómeno psíquico. A arte, consiste na adequação, tão exacta quanto caiba na competência artística do fautor, da expressão à cousa que quer exprimir. De onde se deduz que todos os estilos são admissíveis, e que não há estilo simples nem complexo, nem estilo estranho nem vulgar.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Tesouro Escondido


Herdeira natural da velhíssima freguesia de São Vicente do Gerês, nas profundezas do rio Beredo, que recebe águas de vários ribeirinhos na montanha, Pitões é a povoação mais alta do Barroso, na cota dos 1100 metros.
Sempre foi conhecida por ser terra de gente lutadora e mesmo guerreira:resistiu aos Menezes, condes de Ponte da Barca, a quem um rapaz de casa do Alferes foi raptar uma filha com a qual casou; e resistiu à pilhagem e assaltos sistemáticos que os Castelhanos organizavam durante a guerra da Restauração. Em 1665, “um grande troço de infantaria e cavalaria, sob comando de D. Hieronymo de Quiñones atacou Pitões mas não só não conseguiram queimar o povo como este lutou bravamente pondo em fuga o inimigo e sem perdas”. Alguns dias após o capitão de couraças João Piçarro, com 800 infantes, atacaram Baltar, Niño d’Águia, Godin, Trijedo e Grabelos “donde trouxeram 400 bois, 1500 ovelhas e 20 cavalos”. E resistiu ao florestamento da Mourela, com pinheiros, o que levaria à perda das suas vezeiras. Resistiram sempre e ainda bem resistem!
Nesta aldeia pode visitar a corte do boi do povo, agora reconstruída como pólo do ecomuseu.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Um Destino


As horas se vão desfiando numa frequência periódica os ponteiros do relógio marcam os quilómetros que passam.A paisagem permanece igual a cada mudança
E por mais que aconteça tudo me vai passando.Vão passando aqueles que cruzam meu caminho em sentido contrário,sem deixarem sequer réstias de uma presença
As curvas fazem-se como rectas numa estrada sempre igual,o norte como destino já ficou para sul,e ao virar para Este leste oeste de vida,como de uma recta se trata-se volta ao ponto de partida.
A música que no rádio toca, toca uma nota só já não distingo o som que dele sai pois as portas estão fechadas e barradas ao mundo á minha volta.Vagueio sem parar ânsia de encontrar o caminho certo para andar esse caminho em que o sol me aqueça o rosto e a alma em que o norte fique a norte numa permanência calma
Quero partilhar o som que para mim faça sentido de um rádio desligado num silêncio contido.
O caminho que faço não apuro o destino,o que importa é o percurso que faço até lá chegar.Quero absorver cada momento como se de uma tela se tratasse,absorver a cada instante a doçura que ficasse,quero que os momentos fiquem gravados e cravados, num presente que foi passado e futuro ao mesmo tempo,o caminho de uma vida,da vida a cada momento.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

No Sopé da Mizarela


A Cascata da Frecha da Mizarela, ou simplesmente Frecha da Mizarela, é uma cascata localizada na Serra da Freita, próxima da povoação de Albergaria da Serra, concelho de Arouca, distrito de Aveiro, Portugal.Esta cascata localiza-se em pleno rochedo granítico do planalto da Serra da Freita, a uma altitude de cerca de 900 metros. É alimentada pelas águas do rio Caima e apresenta uma altura que ronda os 75 metros, sendo desta forma uma das mais altas da Europa, fora da Escandinávia.
Dispõe de um miradouro que proporciona uma vista privilegiada sobre a queda de água. É possível descer até ao sopé desta através de acessos pedonais. Esta zona é muita utilizada por amantes de desportos radicais, tais como o rappel.Além da imponência paisagística e relevância geomorfológica, a cascata habitualmente está rodeada por uma vegetação natural relativamente bem preservada que urge conhecer, valorizar e conservar.

domingo, 4 de setembro de 2011

S.Paio 2011





A história da pirotecnia provavelmente iniciou-se na Ásia, já na Pré-História. Mas, seguramente, podemos afirmar que a pólvora foi fabricada pela primeira vez, por acaso, na China há cerca de 2000 anos. Um alquimista chinês juntou acidentalmente salitre (nitrato de potássio), enxofre, carvão e aqueceu a mistura. Esta mistura secou como um pó negro, floculante, que quando queimado apresentava grande desprendimento de fumaça e chamas. Tal produto recebeu o nome de huo yao ("fogo químico") e posteriormente ficou conhecido como pólvora.

sábado, 3 de setembro de 2011

Ascensão


As diversas espécies de caracóis, ou escargots, distinguem especialmente pela concha que é, na verdade, o esqueleto externo do animal. Essa concha é feita com cálcio e pesa pouco mais de 1/3 do peso total.
Ele pode caminhar cerca de 5 metros por hora e produz uma trilha viscosa que na verdade funciona como lubrificante que facilita o deslocamento.
Os caracóis não tem audição e utilizam especialmente os sentidos do tato e do olfato que se situam em todo o corpo mas principalmente nas antenas menores já que pouco veem com os olhos, situados nas pontas das antenas maiores.