Pintura

«O objectivo da arte não é representar a aparência exterior das coisas,mas o seu significado interior.»

ARISTÓTELES







segunda-feira, 30 de abril de 2012

Manhã de Domingo

Teror é uma vila encantadora com alguns dos melhores exemplos de arquitectura colonial, dominada pela Basílica de Nuestra Señora del Pino, datada do século XVIII e dedicada à padroeira da Gran Canaria Reza a lenda que em 1481 a Virgem Maria apareceu a alguns pastores no cimo de um pinheiro e, desde então, a Nuestra Señora del Pino desempenhou um papel crucial na história e na vida quotidiana dos habitantes da Gran Canaria. Quando, em 1914, o Papa Pio XII a proclamou santa padroeira da ilha, a pequena cidade de Teror, com o seu santuário, tornou-se a capital religiosa da ilha.

sábado, 28 de abril de 2012

Nasce o Sol em Salinetas

236 quilómetros de costa que vigia um oceano de possibilidades para desfrutar do mar. Tudo isso converte Gran Canaria num porto de destino de muitos europeus. Desde há muitas gerações. Navegadores, mergulhadores, surfistas, pescadores de altura ou windsurfistas. Todos se refugiam numa ilha que esconde um mecanismo magnético que atrai todos aqueles que procuram um mar de bom tempo. Mas o que faz reunir pessoas tão diferentes no mesmo ponto do oceano?

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Barranco de Guayadeque

O verdejante Barranco de Guayadeque é considerado um dos mais bonitos vales da ilha. Nas suas encostas crescem cactos, agaves, papoilas, amendoeiras e pinheiros-das-Canárias, além de outras 80 espécies endémicas. As vilas vizinhas de Ingenio e Agüimes são abastecidas pela água da corrente que percorre o barranco. Na época pré-histórica este vale era o mais povoado da ilha, encontrando-se aí importantes necrópoles em grutas inacessíveis. Os Guanches – antigos habitantes da ilha – usaram-nas também como habitações, armazéns e local para celebração de ritos de fertilidade. No século XIX, depois dos aldeões da área terem começado a saquear as grutas e a vender os achados arqueológicos ao Museo Canario de Las Palmas, a área acabou por ser classificada como reserva natural para evitar a sua devastação.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Colhereiro


Apresenta-se um dos bicos mais estranhos e chamativos da nossa avifauna. Esta ave usa uma «espátula» para varrer os lodos e fundos aquáticos em busca de alimento. Bastante fácil de identificar, tanto em voo como pousado, sobretudo devido ao seu enorme bico em forma de espátula, achatado na ponta. Quase totalmente branco, de patas escuras, esta grande ave ostenta um penacho na nuca durante a época de reprodução, assim como uma pequena mancha amarela na garganta. Em voo, a sua cor totalmente branca e o pescoço bem estendido para frente com o bico comprido, tornam-no numa silhueta inconfundível. Os juvenis apresentam as pontas das asas escuras.

domingo, 15 de abril de 2012

Perna-longa


Himantopus é o género de aves charadriiformes (ciconiiformes segundo a taxonomia de Sibley-Ahlquist) da família Recurvirostridae que abrange espécies de pernilongo ou perna-longa.
Eles possuem as pernas extremamente longas, daí o seu nome vernacular, bicos longos e finos. Alimentam basicamente de insetos aquáticos e outras pequenas criaturas. Seu habitat preferido são as águas salgadas ou salobras em clima quente ou morno.

sábado, 14 de abril de 2012

Milheirinha


É comum em toda a Europa, encontrado em parques, jardins e matas de coníferas. Plumagem malhada de castanho escuro e amarelo. No verão, o amarelo intensifica-se, e a cabeça fica quase completamente amarela. O juvenil não possui amarelo, apenas riscas de castanho e branco. Mede cerca de 11 a 12 cm de comprimento. O bico é curto e de cor clara, característico desta ave.
Possui um canto repetitivo e prolongado, áspero e com um ritmo rápido, lembrando vidro a partir.

domingo, 8 de abril de 2012

Homem e Natureza


O homem é uma parte da natureza, não algo que contraste com ela. Os seus pensamentos e movimentos corporais seguem as mesmas leis que descrevem os deslocamentos de estrelas e átomos. O mundo físico é grande comparado
ao homem – maior do que se pensava à época de Dante, mas não tão grande quanto parecia á cem anos atrás. Em todos os sentidos, tanto no micro como no macrocosmo, a ciência parece que esta atingir os seus limites.

sábado, 7 de abril de 2012

Galinha-d'água


Rallidae é uma família de aves Gruiformes que inclui as saracuras, sanãs, galinhas-d'água, pintos-d'água, frangos-d'água e carquejas. O grupo habita regiões pantanosas, margens de rios ou lagos em zonas de vegetação densa.
Várias espécies tem distribuição ampla, sendo que muitos apresentam registros fragmentados - reflexo de seus comportamentos crípticos.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Luz


No início Deus criou os céus e a terra. A terra era sem forma, vazia, escura e coberta de água. O Espírito de Deus flutuava sobre a água. E Deus disse: “Haja luz”, e ela apareceu. Deus viu que a luz era boa.
Ele separou a luz da escuridão, e chamou a luz de “dia” e a escuridão de “noite”. A tarde e a manhã foram o primeiro dia.

domingo, 1 de abril de 2012

Garça Vermelha


A garça-vermelha, garça-imperial ou garça-galega (Ardea purpurea) é uma ave da ordem Pelecaniformes. É normalmente encontrada em terras pantanosas e pântanos no sul e centro da Europa, migrando de inverno para África. Nidificam em colónias, normalmente em canaviais.
Esta espécie encontra-se listada no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal com o estatuto de Em Perigo.