Pintura
«O objectivo da arte não é representar a aparência exterior das coisas,mas o seu significado interior.»
ARISTÓTELES
ARISTÓTELES
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
O Vouga
O rio Vouga é um rio do centro de Portugal, que nasce a 864 metros de altitude, na serra da Lapa, mais concretamente no chamado Chafariz da Lapa, situado na freguesia de Quintela, concelho de Sernancelhe, Distrito de Viseu.
No seu percurso banha diversas localidades, algumas das quais têm o seu nome intimamente ligado ao rio, como se verifica nos topónimos, Pessegueiro do Vouga, Sernada do Vouga, Sever do Vouga, Macinhata do Vouga e Vouga.
Para além destas povoaçõess, e no sentido nascente-foz, o rio Vouga é fonte de riqueza e desenvolvimento de outras localidades, de que destacam Pinheiro de Aguiar da Beira, Vila Boa, Afonsim, Sátão, S. Pedro do Sul, Vouzela, Paradela, Segadães, Eirol, Lorais, S. João de Loure e Angeja.
Pouco depois de passar a vila de Cacia, situada no concelho e Distrito de Aveiro e a 7 quilómetros da sede de concelho e de distrito, as suas águas separam-se em inúmeros canais de terreno baixo e pantanoso, dando-se início à formação da Ria de Aveiro.
O seu percurso é, predominantemente, feito de leste para oeste tendo um total de 148 quilómetros de extensão.
Tem como afluentes principais os rios Caima, Mau e Sul, na margem direita, e Águeda, na margem esquerda.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O rio Vouga é de grande importância, e o no verão ainda serve de praia fluvial. Não sabia que fazia parte da formação da ria de Aveiro.
ResponderEliminarEssa ponte bonita fica em que localidade?
Beijos.