Pintura
«O objectivo da arte não é representar a aparência exterior das coisas,mas o seu significado interior.»
ARISTÓTELES
ARISTÓTELES
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
Castro Laboreiro (Trovoadas)
O trovão é o ruído resultante da onda de choque provocada pelo aquecimento instantâneo do ar ao ser atravessado por um raio durante uma trovoada.
Numa trovoada geram-se descargas eléctricas para equilibrar a diferença de potencial entre o topo da nuvem (cargas positivas), a base da nuvem (cargas negativas) e o solo (carga positiva). A atmosfera funciona como isolador entre a nuvem e o solo. Quando a energia envolvida numa tempestade ultrapassa a resistência do ar, gera-se uma descarga entre os pólos de carga oposta. Esta descarga é caracterizada por um raio com temperaturas elevadas que aquecem o ar à sua passagem. O rápido aumento da pressão e temperatura fazem expandir violentamente o ar envolvente ao raio a velocidades superiores às do som, gerando-se uma onda de choque. O ribombar posterior a um trovão é conseguido pelo eco da onda de choque nas altas camadas da atmosfera e na geografia envolvente.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Excelente foto.
ResponderEliminarHá dias tentei fazer algo do género mas quando posicionei o equipamento, a trovoada não quis mais nada comigo.
Um abraço.
Boa! :) Há imenso tempo que tento fazer uma foto do género. Mas sem sucesso (não há muitas oportunidades por aqui).
ResponderEliminar