Pintura

«O objectivo da arte não é representar a aparência exterior das coisas,mas o seu significado interior.»

ARISTÓTELES







quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Passagem para a Historia


Ponte do Poço de Santiago.
Elegantíssima obra de engenharia inaugurada em 1913, tem uma altura de cerca de 28 metros, o que faz dela a ponte de pedra mais alta do país. É composta por um total de 12 arcos, mas a sua geometria é complexa e invulgar: o arco maior, com um vão de 70 metros, abraça o leito do Rio Vouga, enquanto que os restantes arcos são mais pequenos e alguns deles assentam directamente no arco principal.
Para além das suas particularidades estruturais, esta ponte tem também um importante significado histórico. Por ela passava o "Vouguinha", carinhoso nome dado ao comboio a vapor que circulava na Linha do Vale do Vouga. Esta linha férrea de bitola reduzida fazia a ligação entre Aveiro e Viseu, passando por Sernada do Vouga, Oliveira de Frades e São Pedro do Sul. Em 1972, os tradicionais comboios de máquina foram substituídos por automotoras e em 1990 a linha foi encerrada, tornando Viseu na primeira capital de distrito portuguesa a deixar de ser servida por caminho-de-ferro. Hoje, a Ponte do Poço de Santiago continua de pé, no sítio onde sempre esteve, mas os carris foram arrancados e por isso parece pouco provável que alguma vez se volte a ver passar o "Vouguinha".

2 comentários:

  1. Viva, vou fazer o meu comentário nesta foto mas é extensível a todas as outras, não querendo alongar muito, apenas expressar o que eu vi em todo o blog e resume-se em duas palavras, Fantástico, Parabéns.
    Um grande abraço vivo e verdadeiro.
    Pedro Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Passava frequentemente sob os arcos desta linda ponte à ida de Gaia para a terra natal do meu pai, Castro Daire, quando o antigo IP5 estava cortado. Era um ponto de paragem obrigatório e dá-me uma certa saudade, até porque esse desvio por Sever do Vouga tornava aquela viagem bonita mas repetitiva mais interessante. É uma zona muito bonita, mas é sempre um pouco desolador ver aquelas indústrias antigas todas abandonadas... tal como a linha de comboio que já não passa pela ponte... querem melhor metáfora para a forma como este país encara o progresso...?

    Luís Almeida

    ResponderEliminar