Pintura

«O objectivo da arte não é representar a aparência exterior das coisas,mas o seu significado interior.»

ARISTÓTELES







quinta-feira, 14 de abril de 2011

Familia Real


Anas platyrhynchos, mais conhecido como Pato-Real, é uma das espécies de patos mais abundantes e mais conhecida do planeta. Devido a este facto, podemos encontrar esta espécie facilmente em qualquer lugar do Mundo. Grande parte da população de Patos-Reais, encontra-se no Hemisfério Norte, Oceânia, Ásia América do sul e África. Acredita-se que o ancestral desta espécie tenha sido o pato doméstico, este fundamento é baseado nas características desta espécie.
O Pato-Real mede entre 56 a 65cm de comprimento, e pesa entre 0.9 a 1.2kg. Não é difícil realizar distinção de sexos, isto porque cada sexo possui características distintas, e durante o período de acasalamento essas características são acentuadas. Os machos têm uma cabeça verde, um anel branco no pescoço, o dorso é acinzentado e o peito de um tom de castanho-escuro, estas cores tornam-se mais fortes a quando o período de acasalamento, para chamar a atenção de um parceiro. As fêmeas têm um corpo de tom castanho claro e geralmente são mais pequenas que os machos. No entanto em eclipse (isto é fora do período de acasalamento) os machos assemelham-se bastante com as fêmeas mas ainda é possível realizar a distinção devido ao bico amarelo.
Outra forma de proceder à distinção dos sexos é através da “voz”. O macho possui uma vocalização mais nasal e a fêmea emite o típico som dos patos “quak-quak-quak” ou “quá-quá-quá”
O habitat dos Patos-Reais são normalmente habitats aquáticos como, lagoas, barragens, valas, rios, arrozais, parques urbanos entre outros. A dieta destes patos consiste essencialmente em alimentar-se de vegetações, plantas aquáticas, e pequenos invertebrados. Também já houve relatos de que se alimentam de pequenos anfíbios como os sapos. Apesar de terem uma dieta bastante definida, nada os impede de se alimentarem dos alimentos que os seres humanos lhes fornecem, como por exemplo pão.
Em Portugal, o Pato-Real é uma ave não migratória, isto deve-se essencialmente ao clima e às condições que se mantêm estáveis ao longo do ano, não havendo assim necessidade de migrar para outras regiões à procura de melhores condições. O período de acasalamento desta espécie ocorre entre Março e Junho. O macho abandona a fêmea assim que a fêmea comece a produzir ovos.

Sem comentários:

Enviar um comentário